quinta-feira, 11 de junho de 2009

ARQUITETURA SEM PUDORES

ACIMA, GUGGENHEIM BILBAO, ESPANHA
(FRANK O. GEHRY, 1997)


ACIMA, MUSEU JUDAICO EM BERLIM
(DANIEL LIBESKIND 1998)


ACIMA, EDIFÍCIO DA CCTV - PEQUIM, CHINA
(REM KOOLHAAS 2008)


ABAIXO, GRAND HYATT HOTEL, DUBAI
(ASYMPTOTE ARCHITECTURE 2010)



TUDO COMEÇOU NO FINAL DOS ANOS 90. ERA INAUGURADA A FILIAL DO MUSEU GUGGENHEIM EM BILBAO, ESPANHA.
ATÉ ENTÃO UM MUSEU FUNCIONAR COMO UMA FRANQUIA ERA INÉDITO.
OU SEJA, VENDER UM NOME DE UMA INSTITUIÇÃO CULTURAL NUM APARENTE MODUS-OPERANDI CAPITALISTA FOI MAL VISTO PELOS PICTERODÁTILOS DA ARQUITETURA.

MAIS SURPREENDENTE FOI INSTALAR ESSA FRANQUIA NUMA CIDADE PORTUÁRIA, ACINZENTADA PELO SEU PASSADO ARCAICO.

PROJETADO PELO ARQUITETO FRANK O. GEHRY, O EDIFÍCIO TEM UM DIÁLOGO COM SEU ENTORNO, AO MESMO TEMPO QUE UTILIZA TÉCNICAS E MATERIAIS AINDA INÉDITOS NA ARQUITETURA - PLACAS DE TITÂNIO, CORTINAS HOLOGRÁFICAS E VERTIGEM VISUAL DIANTE DE UMA ESTRUTURA DESGRAGMENTADA E CAÓTICA.


DEZ ANOS DEPOIS, BILBAO SE TORNOU UM ÍCONE DE CULTURA E INOVAÇÃO.


SEUS MORADORES PUDERAM TESTEMUNHAR O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA ARQUITETURA QUE TEM COMO ESTRATÉGIA ENTRAR NA SELVA CAPITALISTA E PLANTAR SUAS IDÉIAS EM CONSTANTE DIÁLOGO COM SEU AMBIENTE SELVAGEM.

DAÍ PRA FRENTE A FÓRMULA FOI USADA À EXAUSTÃO. EX: NESTE ANO FOI INAUGURADA UMA SEDE DO LOUVRE EM DUBAI.

DUBAI É A BOLA DA VEZ. E AINDA É POIS, A BOLHA QUE ESTOUROU CRISES EM TODO MUNDO VAI ESTOURAR POR ÚLTIMO LÁ.

O ARQUITETO REM KOOLHAAS, MACACO VELHO, JÁ PREVENDO ESSA CONSEQUÊNCIA, PROPÔS UM PROJETO DE UM BLOCO GIGANTE, CINZA E SÓLIDO NA CIDADE - UM CONTRAPONTO AO DELÍRO VISUAL PATROCINADO PELOS BILIONÁRIOS EMPREITEIROS ÁRABES DESDE ENTÃO.

KOOLHAAS TEVE SEU PROJETO RECUSADO E DIFAMADO POR SEUS CLIENTES.

DE ACORDO COM OS EXECUTIVOS NÃO TINHA LUXO, SERIA COMO UMA ANTÍTESE DAQUILO QUE TODA AQUELA REGIÃO ESTARIA VIVENDO.

VAMOS DAR ALGUNS MESES ATÉ A ÁGUA CHEGAR AO PESCOÇO PARA QUE ELES MUDEM DE ÍDEIA.

A TORRE FOI SEMPRE UM SIGNO DE PODER E CONTROLE NA CIVILIZAÇÃO.

NO MUNDO OCIDENTAL DO SÉCULO XX, A ALTURA DA CONSTRUÇÃO ERA ASSOCIADA À TECNOLOGIA E SUCESSO - NÃO DE SEUS REALIZADORES, MAS DE QUEM PATROCINOU A OBRA.

ANO A ANO, CENTENAS DE METROS FORAM RASGANDO O CÉU, PARA AFAGAR O EGO DE SEUS BUROCRATAS.

QUANDO I.M. PEI PROJETOU AS TORRES GÊMEAS EM MANHATTAN NA DÉCADA DE 70 DO SÉCULO PASSADO, NÃO SABIA QUE, DÉCADAS DEPOIS ESTARIA CRIANDO UMA RUPTURA DE CONCEITOS FREUDIANOS EM RELAÇÃO À GRANDE PROPORÇÃO E AO AVANTAJADO TAMANHO DAS CONSTRUÇÕES MONUMENTAIS.

AS TORRES DESAPARACERAM. IMEDIATAMENTE CRIAM-SE NOVAS TEIAS DE RELAÇÃO ENTRE UM MERCADO ATERRORIZADO E UMA ARQUITETURA DISPOSTA A SEGUIR EM FRENTE, MESMA QUE LEVE TAPAS NA CARA.

A ARQUITETA ZAHA HADID COMEÇOU A FLERTAR COM A MODA. FEZ BOLSAS EXCLUSIVAS PARA LOUIS VUITTON E O PROJETO DE UMA GRANDE ESTRUTURA DESMONTÁVEL E ITINERANTE DE FORMAS QUASE ALIENÍGENAS DA GRIFE CHANNEL, INSTALADOS DE FORMA ONÍRICA NO CENTRAL PARK EM NY ANO PASSADO.

DANIEL LIBESKIND GANHOU O CONCURSO DO PROJETO DAS NOVAS TORRES DO MARCO ZERO. MAS FOI IMPEDIDO PELO MOTIVO DE SEU PROJETO TER CRIADO ESTRUTURAS FRÁGEIS DEMAIS PARA UM MUNDO QUE VIVE COM TERRORISTAS (SIC).
LIBESKIND NEM SE IMPORTOU, É SÓ VER SEU PROJETO DO MUSEU JUDAICO EM BERLIM PARA VER DE QUE ELE NÃO PRECISA DE LIÇÕES DE MORAL A SERVIÇO DO GOVERNO REPUBLICANO DA ÉPOCA.

REM KOOLHAAS CONTINUA O MAIS SAFADO DE TODOS (LEIAM S,M,L,XL). SEUS PROJETOS PARA AS LOJAS DA GRIFE PRADA SÃO EVENTOS. ATENÇÃO ESPECIAL AO DE NY E AO DE TÓQUIO.

VOLTEMOS A DUBAI.
ENQUANTO A BOLHA NÃO ESTOURA, OS NOVOS PROJETOS DA CIDADE AGORA DÃO CARTA BRANCA A SEUS PROJETISTAS, PODENDO ELES DEFINIREM UMA ESTÉTICA A PARTIR DE NOVAS TECNOLOGIAS E LIBERAREM SEUS FETICHES MAIS RESERVADOS.
EIS QUE APARECE O ESCRITÓRIO ASYMPTOTE. O PROJETO EM QUESTÃO É A NOVA SEDE DO HOTEL HYATT EM DUBAI.

NÃO HÁ BOLHA CAPITALISTA QUE HÁ DE DESTRUIR ESSA NOVA CONSTRUÇÃO.

SEUS ARQUITETOS QUEREM VENCER NÃO SÓ ALTURAS, MAS TAMBÉM LEIS DA GRAVIDADE E TAMBÉM TESTAR O PUDOR DE SEUS HUMANÓIDES.

AS TORRES, AGORA, PARECEM TER ENCONTRADO UM GRANDE NICHO PARA SE EXPANDIR. ELAS SE RETORCEM, SE DECOMPÕEM E A TODO MOMENTO DIALOGAM E DISCUTEM FERVOROSAMENTE COM SEU ENTORNO URBANO PRÉ-EXISTENTE.

UM OLHAR ATENTO NOS TRABALHOS DO ESCRITÓRIO, POIS SEUS PROJETOS EMERGEM PARA UM NOVO PARADIGMA DE RELAÇÃO ENTRE ARQUITETURA E SEU CAPITAL.

A ARQUITETURA PERDE SEUS PUDORES.

AGORA, SEM AMARRAS POLÍTICAS, FICA CADA VEZ MAIS INDEPENDENTE EM SEU DISCURSO.

O TRAÇO DO ARQUITETO ENFIM SE ENCONTRA AO RASTRO DO TEMPO HUMANO.


http://www.asymptote-architecture.com/

Um comentário:

  1. Nossa, que texto! Divino, nos envolve, nos informa, nos apaixona.
    Aprendi muito.
    Thanks, mate!
    Beijão.

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