quinta-feira, 24 de setembro de 2009

REQUIEM A UMA ANTIGA MORADA




Quando fixo meus olhos em você, agora, sozinho numa noite fria, o medo percorre meu corpo, sufoca meu peito, agoniza meu sono. Medo de saber que é só você e eu, que os cúmplices de um remoto passado partiram, e estão agora mergulhados em suas próprias angústias.
Olhos nos olhos? Conheço você - tenho suas máscaras afogando minha razão. E esse mar de devaneios me deixou nauseado, vou aportar nessa ilha adiante e parar, com tudo.
Seus verdadeiros segredos quem pode saber sou eu. Sou a estátua, que pálida e inerte, recebeu seus toques com ternura e absorveu toda sua catarse emocional, empurrando bem fundo seu gosto de fel. Tão fundo que me consumiu, dando vontade de cuspí-lo na sua cara. De hoje não passa, antes de te enterrar, você leva sua alma para o Inferno junto com todas as verdades das quais você rejeitou.
Ao partir, vou me sentar embaixo das estrelas lá fora por um bom tempo. Quero ouvir o momento em que a vida se esvairá de seu corpo, para saber como é tocar sua pele e somente sua pele, saber que através dela não existe mais as vísceras que eu ansiava por desvendar. O que sobrará de você depois disso?

ANO ZERO




VENHO DE UM LUGAR DISTANTE, EXTINTO DO PENSAMENTO HUMANO JÁ HÁ MUITO TEMPO.
SINAL DE QUE OS VULTOS QUE ME RODEAM HOJE OPTARAM POR ENXERGAR O MUNDO DE UMA MANEIRA TÃO CRUA E FRIA, QUE ACABARAM SOBRANDO SOMENTE AS CASCAS DE ANTIGOS CORPOS QUE OUTRORA PULSAVAM POR VIDA.
VIDA QUE ENCHE A ALMA, DÁ A ELA O SUSTENTO INVISÍVEL E INDISPENSÁVEL, PARTÍCULAS ALUCINÓGENAS QUE SE AGRUPAM E LIVRAM O PENSAMENTO DO CONFORTO DO PRÁTICO, DO RACIONAL. E SE SOBRAM SOMENTE AS CASCAS, ONDE ESTÃO OS CORPOS QUE DESEJEI POR DÉCADAS? SERÁ QUE FORAM SE ATROFIANDO POR DENTRO DE SUAS MÁSCARAS A PONTO DE SOMENTE DELAS BASTAREM PARA EXISTIR?
ONDE RESIDE MINHA FANTASIA, MEUS SONHOS, MINHA ÂNSIA DE DESVENDAR NÃO SÓ O QUE SE VÊ, MAS TAMBÉM O QUE SE SENTE?
POBRES COITADOS, DEVEM ESTAR À DERIVA NESSE MAR DE INSANOS, SEM DESEJO DE DIALOGAR, E COM POUCO TEMPO PARA OUVIR.
HOJE SÓ RECEBO VISITAS DA MEMÓRIA, QUE EM SUA IMENSA COMPAIXÃO ME ALEGRA COM PRESENTES DE QUE TANTO PRECISO; TENHO QUE ME LEMBRAR, VER O QUE CARREGO COMIGO ANTES DE COMEÇAR MINHA VIAGEM. POIS É, ESTOU PARTINDO DESSE MUNDO, DEIXANDO OS CORRETOS VIVEREM EM PLENA HARMONIA, A QUAL MINHA FIGURA CAÓTICA VINHA SEMPRE A DESESTABILIZAR.
ENTRO AGORA NA ZONA MORTA DOS SENTIMENTOS, DESTITUO MEUS SONHOS, MINHAS VONTADES, POIS AQUI QUANDO TENTEI EXPRESSÁ-LOS, ECOARAM POR TODO O DESFILADEIRO - NÃO HOUVE NENHUMA RESPOSTA, TODOS ESTAVAM SURDOS. LEVO COMIGO TRAÇOS INTERESSANTES DOS SERES DESSA CAVERNA, CARACTERÍSTICAS PECULIARES QUE FAZEM DELES ÚNICOS.
SÃO CEGOS QUANDO ACHAM QUE DEVEM SER CEGOS, ANIMAIS QUE TÊM EM SEUS OLHOS UMA MEMBRANA CONTROLADA PELO SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO, TIRANDO DO ANIMAL O CONTROLE SOBRE ELA; O CÉREBRO FAZ UMA DECISÃO INDEPENDENTE, ASSIM POUPA O ORGANISMO DE UMA DIFÍCIL OPÇÃO - O QUE DEVE SE VER, OU MELHOR, O QUE DEVE SER EVITADO?
SÃO SURDOS QUANDO ECOAM PELA GRUTA VOZES AS QUAIS ELES NÃO RECONHECEM - É IMPRESCINDÍVEL MANTER A HARMONIA DO ESPAÇO. SONS DISSONANTES DAQUELES QUE FORAM HABITUADOS A CONVIVER PODEM TRAZER DISTORÇÕES, OU POSSÍVEIS MUTAÇÕES NA RAÇA PURA. SERES EXCLUSIVOS, QUE TÊM TAMBÉM O PODER DE AMAR QUANDO QUEREM, OU QUANDO ACHAREM NECESSÁRIO.
A ESCURIDÃO DA CAVERNA, QUE DIFERENTE DA CRIADA POR PLATÃO, NÃO ACORRENTA SEUS HABITANTES EM FRENTE ÀS SOMBRAS DA REALIDADE, MAS COLOCA DENTRO DE CADA PERCEPTO OS FANTASMAS QUE ELE PARTICULARMENTE DESEJA.
SÃO VULTOS INDEPENDENTES, QUE SE ENCAIXAM A CADA MOLDE EXISTENTE, HOLOGRAMAS PRÉ-PRODUZIDIOS SOB MEDIDA MANTENDO CADA CORPO FORTE E SAUDÁVEL PARA SOBREVIVER NO BREU DA NEGAÇÃO.
COMO PODERIA SOBREVIVER O AMOR DIANTE DE TUDO ISSO? FICA TUDO MAIS CLARO AGORA - NUNCA UM SENTIMENTO TÃO MUTANTE E TRANSFIGURADOR TERIA A LIBERDADE PARA SE DESENVOLVER DIANTE DE TANTAS AMARRAS. VOU PARTIR AGORA PARA TENTAR ENCONTRÁ-LO, E MESMO QUE PERDIDO EU NUNCA CONSIGA, JÁ ESTAREI SATISFEITO DE O TER FEITO, POIS MEU CORPO, A BARATA KAFKIANA QUE DESPERTOU REPULSA A TODOS, PRECISA DE CALOR HUMANO PARA SOBREVIVER - E NÃO SE MUMIFICA NAS PAREDES GÉLIDAS DESSE MUNDO HOSTIL.

O PECULIAR OLHAR INGLÊS





MONTY PYTHON_EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
___________________________________________________



NARRATIVA BEM AMARRADA, CRÍTICA, DE UM HUMOR QUE BEIRA O INSANO. NESSE FILME, A FALTA DE RECURSOS VIRA FERRAMENTA PARA A COMÉDIA. ASSIM, NÃO SE ESCONDE A PRECARIEDADE DA PRODUÇÃO, ELA SE TRANSFORMA EM HUMOR.
O ROTEIRO ABUSA DA METALINGUAGEM PARA SEMPRE LEMBRAR AO ESPECTADOR DE QUE NÃO SE DEVE LEVAR A SÉRIO AQUILO QUE SE VÊ. O FILME FICA LEVE, DESCOMPROMISSADO. A IDENTIFICAÇÃO VEM QUANDO SURGEM ÍCONES DA ERA MEDIEVAL NARRADOS PELA VISÃO DOS CRIADORES – CAVALEIROS, CASTELOS, BRUXOS – ESTÃO IMERSOS NUM CONTEXTO DO PASSADO, MAS A TODO MOMENTO TRANSMUTA-SE A UM PRESENTE, QUE VAI SE REVELANDO DURANTE O FILME, ATÉ SEU FINAL SURPREENDENTE.
SEMPRE COMPONDO ANIMAÇÃO E FILME – CARACTERÍSTICA DO GRUPO MONTY PYTHON, É UMA OBRA APARENTEMENTE SEM PRETENSÕES POLÍTICAS E SOCIAS. MAS SÓ APARENTEMENTE.


MONTY PYTHON_A VIDA DE BRIAN
___________________________________________________



JESUS CRISTO. TRATAR DE SUA VIDA NUM FILME DO GRUPO INGLÊS SERIA UM TANTO POLÊMICO PARA A SOCIEDADE. E É POR ISSO QUE NÃO SE FALA DA VIDA DE JESUS CRISTO, MAS SIM DA VIDA DE BRIAN; POBRE CRIANÇA, SEM SORTE, QUE NASCEU NA MANJEDOURA AO LADO DAQUELA QUE SURGIU O FILHO DE MARIA.
ASSIM, BRIAN É UM SUJEITO SEM SORTE NA VIDA, QUE AO LONGO DO FILME VAI PRESENCIANDO PASSAGENS BÍBLICAS CONTADAS DE MODO PECULIAR, POIS O ROTEIRO NÃO SE COMPROMETE COM A HISTORICIDADE, MAS SIM COM A DISTORÇÃO DO MITO, DA ALEGORIA DO SAGRADO.
A INTELIGÊNCIA DA PRODUÇÃO SE DEVE AO FATO DA FUGA DE TODO E QUALQUER TIPO DE TENTATIVA DE TACHÁ-LO DE BLASFÊMICO, DESRESPEITOSO. FALA-SE SEMPRE DE BRIAN, JESUS É PANO DE FUNDO, FICA INTOCÁVEL. ASSIM, O ESPECTADOR SE ESVAI DA CULPA DE RIR DA IGREJA CATÓLICA; ABRE UM SORRISO A UM MUNDO PARALELO CRIADO PARA SE LIBERTAR DOS DOGMAS.



MONTY PYTHON_ O SENTIDO DA VIDA
__________________________________________________


ÚLTIMO FILME DO GRUPO, INICIA COM UM CURTA METRAGEM BRILHANTE, NO QUAL MOSTRA O EMBATE ENTRE AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS DA INGLATERRA E DOS ESTADOS UNIDOS. NESSA OBRA, A EVOLUÇÃO EM QUALIDADE DE PRODUÇÃO JÁ É EVIDENTE.
APÓS A APRESENTAÇÃO DO CURTA, MOSTRA-SE UM FILME CONTADO EM CAPÍTULOS, QUE VÃO DISCUTIR DIVERSOS ASPECTOS DA VIDA HUMANA. DESDE O NASCIMENTO E CRESCIMENTO DO HOMEM, COMO TAMBÉM O TERCEIRO MUNDO E AS GUERRAS POR ELES CRIADOS.
DESTA VEZ NINGUÉM É POUPADO, NÃO SE TEM A PREOCUPAÇÃO COMO DAS DUAS OBRAS ANTERIORES, DE SE PRESERVAR ALGUMA FIGURA OU PERSONAGEM QUE REFLITA NA REALIDADE.
É A VERDADE NUA E CRUA, PARA RIR DE SI MESMO E AO MESMO TEMPO SE ESPANTAR COM AQUILO QUE NOS TRANSFORMAMOS



MENÇÃO HONROSA
_________________________________________________

DR STRANGELOVE_DR FANTÁSTICO
STANLEY KUBRICK
_________________________________________________



ANÁLOGO AO ESTILO DE MONTY PYTHON NÃO PELA SÓ QUESTÃO INGLESA, MAS TAMBÉM PELO AGUÇADO HUMOR NEGRO DE SEU TEMA.
A OBRA TRATA DO PERÍODO DA GUERRA FRIA, E MOSTRA OS AMERICANOS E RUSSOS EM SITUAÇÕES CONTROVERSAS E HILARIANTES. DE TODOS OS FILMES DE KUBRICK, ESTE É O ÚNICO QUE REALMENTE SE DESTINA AO HUMOR, A LEVAR A PLATÉIA À GARGALHADA DIANTE DE UM TEMA, QUE NA ÉPOCA CAUSOU IRA PELA MANEIRA ÁCIDA QUE FOI TRATADO.
PETER SELLERS (PANTERA COR DE ROSA) FAZ TRÊS PAPÉIS – UM SUBORDINADO DE UM GENERAL AMERICANO, QUE SEMPRE PRESENCIA O ABSURDO DO CAMPO DE GUERRA – O PRESIDENTE AMERICANO, EM CENAS IMPAGÁVEIS NO COMANDO DE UM GOVERNO QUE BEIRA A INSANIDADE MENTAL – O TERCEIRO PAPEL É O DR FANTÁSTICO DO TÍTULO, FIGURA-CHAVE NO FILME, UM CONSELHEIRO DE GUERRA A SERVIÇO DA INTELIGÊNCIA AMERICANA, MAS COM RASTROS DO NAZISMO.
POLÍTICA, HUMOR E INFORMAÇÃO NUMA OBRA ATEMPORAL, DA QUAL POUCOS ESPECTADORES DA NOVA GERAÇÃO-KUBRICK TIVERAM OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA.

(Homenagem à Grande Irmã)