quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O PECULIAR OLHAR INGLÊS





MONTY PYTHON_EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
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NARRATIVA BEM AMARRADA, CRÍTICA, DE UM HUMOR QUE BEIRA O INSANO. NESSE FILME, A FALTA DE RECURSOS VIRA FERRAMENTA PARA A COMÉDIA. ASSIM, NÃO SE ESCONDE A PRECARIEDADE DA PRODUÇÃO, ELA SE TRANSFORMA EM HUMOR.
O ROTEIRO ABUSA DA METALINGUAGEM PARA SEMPRE LEMBRAR AO ESPECTADOR DE QUE NÃO SE DEVE LEVAR A SÉRIO AQUILO QUE SE VÊ. O FILME FICA LEVE, DESCOMPROMISSADO. A IDENTIFICAÇÃO VEM QUANDO SURGEM ÍCONES DA ERA MEDIEVAL NARRADOS PELA VISÃO DOS CRIADORES – CAVALEIROS, CASTELOS, BRUXOS – ESTÃO IMERSOS NUM CONTEXTO DO PASSADO, MAS A TODO MOMENTO TRANSMUTA-SE A UM PRESENTE, QUE VAI SE REVELANDO DURANTE O FILME, ATÉ SEU FINAL SURPREENDENTE.
SEMPRE COMPONDO ANIMAÇÃO E FILME – CARACTERÍSTICA DO GRUPO MONTY PYTHON, É UMA OBRA APARENTEMENTE SEM PRETENSÕES POLÍTICAS E SOCIAS. MAS SÓ APARENTEMENTE.


MONTY PYTHON_A VIDA DE BRIAN
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JESUS CRISTO. TRATAR DE SUA VIDA NUM FILME DO GRUPO INGLÊS SERIA UM TANTO POLÊMICO PARA A SOCIEDADE. E É POR ISSO QUE NÃO SE FALA DA VIDA DE JESUS CRISTO, MAS SIM DA VIDA DE BRIAN; POBRE CRIANÇA, SEM SORTE, QUE NASCEU NA MANJEDOURA AO LADO DAQUELA QUE SURGIU O FILHO DE MARIA.
ASSIM, BRIAN É UM SUJEITO SEM SORTE NA VIDA, QUE AO LONGO DO FILME VAI PRESENCIANDO PASSAGENS BÍBLICAS CONTADAS DE MODO PECULIAR, POIS O ROTEIRO NÃO SE COMPROMETE COM A HISTORICIDADE, MAS SIM COM A DISTORÇÃO DO MITO, DA ALEGORIA DO SAGRADO.
A INTELIGÊNCIA DA PRODUÇÃO SE DEVE AO FATO DA FUGA DE TODO E QUALQUER TIPO DE TENTATIVA DE TACHÁ-LO DE BLASFÊMICO, DESRESPEITOSO. FALA-SE SEMPRE DE BRIAN, JESUS É PANO DE FUNDO, FICA INTOCÁVEL. ASSIM, O ESPECTADOR SE ESVAI DA CULPA DE RIR DA IGREJA CATÓLICA; ABRE UM SORRISO A UM MUNDO PARALELO CRIADO PARA SE LIBERTAR DOS DOGMAS.



MONTY PYTHON_ O SENTIDO DA VIDA
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ÚLTIMO FILME DO GRUPO, INICIA COM UM CURTA METRAGEM BRILHANTE, NO QUAL MOSTRA O EMBATE ENTRE AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS DA INGLATERRA E DOS ESTADOS UNIDOS. NESSA OBRA, A EVOLUÇÃO EM QUALIDADE DE PRODUÇÃO JÁ É EVIDENTE.
APÓS A APRESENTAÇÃO DO CURTA, MOSTRA-SE UM FILME CONTADO EM CAPÍTULOS, QUE VÃO DISCUTIR DIVERSOS ASPECTOS DA VIDA HUMANA. DESDE O NASCIMENTO E CRESCIMENTO DO HOMEM, COMO TAMBÉM O TERCEIRO MUNDO E AS GUERRAS POR ELES CRIADOS.
DESTA VEZ NINGUÉM É POUPADO, NÃO SE TEM A PREOCUPAÇÃO COMO DAS DUAS OBRAS ANTERIORES, DE SE PRESERVAR ALGUMA FIGURA OU PERSONAGEM QUE REFLITA NA REALIDADE.
É A VERDADE NUA E CRUA, PARA RIR DE SI MESMO E AO MESMO TEMPO SE ESPANTAR COM AQUILO QUE NOS TRANSFORMAMOS



MENÇÃO HONROSA
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DR STRANGELOVE_DR FANTÁSTICO
STANLEY KUBRICK
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ANÁLOGO AO ESTILO DE MONTY PYTHON NÃO PELA SÓ QUESTÃO INGLESA, MAS TAMBÉM PELO AGUÇADO HUMOR NEGRO DE SEU TEMA.
A OBRA TRATA DO PERÍODO DA GUERRA FRIA, E MOSTRA OS AMERICANOS E RUSSOS EM SITUAÇÕES CONTROVERSAS E HILARIANTES. DE TODOS OS FILMES DE KUBRICK, ESTE É O ÚNICO QUE REALMENTE SE DESTINA AO HUMOR, A LEVAR A PLATÉIA À GARGALHADA DIANTE DE UM TEMA, QUE NA ÉPOCA CAUSOU IRA PELA MANEIRA ÁCIDA QUE FOI TRATADO.
PETER SELLERS (PANTERA COR DE ROSA) FAZ TRÊS PAPÉIS – UM SUBORDINADO DE UM GENERAL AMERICANO, QUE SEMPRE PRESENCIA O ABSURDO DO CAMPO DE GUERRA – O PRESIDENTE AMERICANO, EM CENAS IMPAGÁVEIS NO COMANDO DE UM GOVERNO QUE BEIRA A INSANIDADE MENTAL – O TERCEIRO PAPEL É O DR FANTÁSTICO DO TÍTULO, FIGURA-CHAVE NO FILME, UM CONSELHEIRO DE GUERRA A SERVIÇO DA INTELIGÊNCIA AMERICANA, MAS COM RASTROS DO NAZISMO.
POLÍTICA, HUMOR E INFORMAÇÃO NUMA OBRA ATEMPORAL, DA QUAL POUCOS ESPECTADORES DA NOVA GERAÇÃO-KUBRICK TIVERAM OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA.

(Homenagem à Grande Irmã)

Um comentário:

  1. Adorei, meu big brotherzérrimo. Todos os textos estão intensos e com riquezas. Cheguei do show e não resisti; vim ler. Beijos com amor.

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